Scroll Top

Prós e Contras da Amamentação Prolongada

amamentacao-prolongada

Amamentação é um assunto comum em todos os lugares, blogs e redes sociais. A amamentação prolongada e seus benefícios também já se tornou assunto popular, mas nesse post eu quero explicar em detalhes como foi a minha experiência, listando os prós e contras pra mim, da amamentação prolongada. Percebo que o Instagram está sempre voltado pra tentar vender algo, e que asa revistas dão informações mais técnicas e cientificas sobre o maternar.

Por isso, pra mim o melhor lugar ainda pra trocar uma figurinha sincera sobre a maternidade, é o bom e velho blog.

O que é a amamentação prolongada? Vale a pena? Realmente tem tantos benefícios? Compensa o perrengue e disposição de tempo e energia? Os benefícios são pra mamã e bebê?

Lembrando que meu objetivo nesse blog é trazer sempre o equilíbrio da maternidade, ou seja mostrar com sinceridade o lado bom e ruim em todos os tópicos que trato aqui e que são de cunho pessoal do empreendedorismo à maternidade. Ainda existem muito tabus a respeito da amamentação prolongada, o que pode deixar muitas mães ainda inseguras na hora de decidir se vale a pena ou não. Então, vamos lá:

Por quanto tempo amamentei?

Minha filha tem 4 anos e meio, e eu amamentei por quase 3 anos e meio. Foram 3 anos e 4 meses de dedicação extrema em que eu optei pela amamentação prolongada. A princípio, meu objetivo eram só 6 meses, que depois se tornaram 1 ano, e depois 2 anos (por recomendação do pediatra, que disse que era realmente muito bom pra fortalecer o sistema imunológico), e com 3 anos cheguei ao meu limite. Aqui descrevo em detalhes como foi o processo do desmame gentil.

Esse não é um post baseado em nenhum dado científico que aponte o quão ruim ou bom é a amamentação prolongada. Posts assim tem vários na internet. Por isso, resolvi fazer, como faço como todos os posts aqui, um papo entre amigas (fiquem a vontade para interagir nos comentários). Esse é um post real de como realmente me senti com a amamentação prolongada e uma lista de prós e contras baseada na minha experiência pessoal.

Benefícios da amamentação prolongada pra mim

  • Eu sei que vai parecer exagero, mas até os 3 anos de idade, quando entrou na escolinha, minha filha nunca ficou doente. NUNCA. Infecção, alergias, resfriados, nada. Ela só teve uma febre de 2 dias antes de nascer o primeiro dentinho. O pediatra sempre afirmou que a alta imunidade dela era devido ao alto poder nutritivo da amamentação combinado com a alimentação saudável (zero óleo e açúcar até os 2 anos por aqui)
  • E hoje em dia, fica doente? Bom, estamos há um ano sem amamentar e posso dizer que com com certeza valeu a pena. No primeiro ano da escola, dos 3 aos 4 anos, ela pegou muitas viroses. A cada dois meses tinha uma febre e vômito que passavam rápido com dipirona. Nunca precisou tomar antibiótico. Mas vale ressaltar que sempre prezei por muito tempo ao ar livre e alimentação saudável.
  • Eu sei que pra muitas mulheres a amamentação parece uma tortura física e/ou emocional, e muitas vezes pra mim foi também, principalmente nas madrugadas, não vou mentir, afinal, sou humana. Mas, na minha experiência pessoal, ter essa coisa só minha e dela, tão próxima, de ser alimento, compensou o lado do perrengue. Era a única coisa nossa e só nossa, e até hoje colho os frutos dessa proximidade e conexão. Somos muito unidas.
  • Amamentar é de graça. Uma enorme economia de dinheiro. Nunca gastei um centavo em fórmula.
  • A temperatura é perfeita e você não perde tempo tirando leite nem esquentando.
  • Era um jeito muito fácil e poderoso de acalmar o bebê. Depois de momentos muito estressantes, como machucados e vacinas, o conforto do amamentar a tranquilizava e levava a um lugar de segurança e paz no mesmo segundo.
  • Eu acho absolutamente incrível e mágico o fato de que o meu corpo foi capaz de prover alimento e remédio natural para a minha filha. Eu sinto um prazer até hoje em saber que as células, hormônios e anticorpos do meu corpo eram capazes de manter o sistema imunológico da minha cria mais forte, independente da idade.

Os contras e problemas da amamentação prolongada pra mim

  • Eu perdi muito peso! Sim, eu sei que na cultura em que vivemos muitas mães vão achar isso um ótimo benefício. O grande problema pra mim foi que independente do que é considerado um corpo ideal, eu me sentia muito fraca e com pouca energia o tempo todo. Quanto maior ela ficava, de mais leite ela precisava, e já que o corpo gasta muita energia trabalhando pra produzir todo esse leite e passar os nutrientes para o bebê pelo leite, eu sentia minha energia física e disposição sempre muito baixas.
  • Perda de cabelo. Eu perdi muitooooo cabelo, cheguei a ficar muito preocupada com isso. Eu sei que é algo normal no pós parto, mas mesmo quando ela tinha 1 ano e meio eu ainda estava perdendo muito cabelo. Pelas minhas pesquisas, eu acredito que isso tenha se dado devido a perda de nutrientes que citei no item anterior.
  • Noites sem dormir. Com certeza a parte mais difícil pra mim. Era quase um sensação de tortura física e emocional ela acordar a noite toda e querer ficar o tempo todo no peito. Eu sozinha não conseguia tirar, sentia culpa. Com certeza com um segundo filho eu seria mais gentil comigo mesma nesse processo
  • Depois de 1 ano e meio, com os dentinhos crescendo, ela começou a morder pra aliviar a gengiva. Não era sempre, nem fortes, mas passei uns perrengues.
  • Lidar com as críticas e pitacos também é um saco: “nossa, mas agora é só água”, “duvido que ainda tem leite”, “essa menina tá grande já, não adianta mais nada”, fora os olhares de julgamento. Mas aquela coisa né, ninguém vai pagar a conta do médico depois. Então eu sempre deixei entrar por um ouvido e sair pelo outro.

Mas no final das contas, a amamentar depois dos 2 anos vale a pena?

Pra mim com certeza valeu. As noites sem dormir foram temporárias. 2 anos, que pareceram eternos, mas passou! Posso dizer também que, no meu caso, as mordidas não eram fortes, nem doloridas, mas bem incômodas.

Acho que no final das contas o importante é sempre o equilíbrio. Vale muito a pena a amamentação prolongada pra evitar sofrimentos futuros com infecções e doenças. Eu, que sou uma pessoa prática e que ao mesmo tempo confia muito na sabedoria da natureza, preferi ficar 2 anos dormindo mal a ficar 6 tendo que levar em tudo o que é médico e hospital tratando mil infecções diferentes.

Abaixo um trechinho do livro Bela Maternidade, que eu tenho, li e tirei a foto, com os benefícios científicos da amamentação, e nesse artigo aqui você pode ler sobre os benefícios de amamentar 2 anos ou mais!

beneficios amamentação

Então, no final, a única fórmula certa pra mim em todos os assuntos da maternidade, inclusive amamentação prolongada é: Uma criança feliz e saudável precisa de uma mãe feliz e saudável.

Se você odeia muito amamentar, se é muito difícil pra você manter tanto tempo, só siga seus instintos, se livre da culpa porque culpa materna é um terror e não nos ajuda em nada e seja a melhor que conseguir ser pro seu filho. Não se preocupe com a opinião dos outros, só a gente sabe o que passa e nós sabemos e sentimos o que vai ser melhor.


Obs: Esse post tem alguns links afiliados. O que significa que se você comprar pelo meu link, eu ganho uma pequena comissão de marcas parceiras. Não se preocupe, você não paga nada a mais por isso:).

Deixe um comentário